Dicas para prevenir pedras (Cálculos) nos Rins:
-
Beba líquidos a vontade. Urina altamente concentrada pode produzir minerais e outras coisas na urina que se juntam para formar cristais que podem levar a pedras. Ficar bem hidratado é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir este risco.
-
- Beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia (pelo menos metade deve ser de água). Se a sua ingestão de líquidos tem sido restrita por causa de um problema de saúde, converse com seu médico sobre as suas necessidades de líquidos.
-
- Alguns estudos sugerem bebidas cítricas como limonada (não em pó) e suco de laranja protege contra oxalato de cálcio e de pedras de ácido úrico. Citrato, porém, pode ser prejudicial para as pessoas que formam as pedras de fosfato de cálcio.
-
- Limite a ingestão de suco de grapefruit e colas escuras, o que pode aumentar o risco de cálculos de oxalato de cálcio.
-
Restrinja proteína animal. Uma dieta muito rica em proteínas de origem animal, incluindo carne, principalmente vermelha, ovos, quiejo, iorgute, leite e derivados de origem animal pode aumentar a formação de pedras.
-
- Mantenha porções para não mais do que 170g por dia.
-
- Aumente proteínas a partir de outras fontes, tais como leite de soja, feijão, grãos, legumes e frutas.
-
Obtenha cálcio suficiente. Estudos recentes mostram que o cálcio moderado na dieta realmente protege contra pedras de oxalato de cálcio.
-
- Em geral, as pessoas que formam cálculos de oxalato de cálcio deve incluir 800 mg de cálcio em sua dieta a cada dia. Isso também pode ajudar a manter a densidade óssea.
-
- Alguns estudos indicam que os suplementos de cálcio aumentam o risco de pedras. Para diminuir esse risco, tome suplementos de cálcio nas refeições.
-
- Alguns estudos sugerem que o cálcio não protege contra pedras nos rins em homens com mais de 60 anos de idade.
Converse com seu médico a respeito de qual é a quantidade de cálcio ideal para você.
-
Limite certos alimentos que contêm oxalatos se você já teve cálculos de oxalato de cálcio. Aqui estão alguns fatos sobre oxalatos:
-
- o cálcio ajuda a vincular oxalato no trato digestivo de modo que não seja excretado na urina.
-
- o oxalato da dieta soma apenas 10 a 15% do oxalato encontrado em pedras de oxalato de cálcio.
-
- apenas alguns alimentos ricos em oxalato têm sido demonstrados como responsáveis pelo aumento da quantidade de oxalato na urina. Estes incluem espinafre, nozes e farelo de trigo. Muitos chás são ricos em oxalato e devem ser evitados quando se bebe em climas quentes ou apenas depois de exercícios. Limite esses alimentos ou coma-os junto com uma fonte de cálcio.
-
Coma menos sal. Sódio em excesso faz com que você perca mais cálcio na urina. O seu médico poderá aconselhá-lo a limitar o sódio a 2 a 4 gramas por dia.
-
- adicione pouco sal quando cozinhar ou comer.
-
- leia os rótulos para ver o teor de sódio, especialmente em alimentos processados, sopas, enlatados e alimentos congelados.
-
E sobre suplementos?
-
- as maiores doses de vitamina C podem aumentar o risco de pedras nos rins.
-
- limite suplementos a 500 mg ou menos por dia.
-
- o magnésio e as deficiências de vitamina B6 têm sido associados à formação de pedras nos rins em algumas pessoas. Antes de tomar qualquer suplemento, porém, converse com seu médico.
-
Os indivíduos que fazem suplementação de proteínas na dieta para prática de esportes, devem ter cuidados, procurar um médico nefrologista para avaliação prévia da função renal, principalmente de apresentar antecedentes pessoais ou familiares de calculo renal.